Vinhos Indicados

  • o

    Tipo: TINTO SECO

    Origem: Argentina

    Características: Produzido a base das uvas 85% Malbec, 10% Petit Verdot e 5% Tannat. Outonos longos e invernos frios, e verões brandos com baixas precipitações, condições para a ótima maturação e grande corpo. Temperatura média no verão de 23ºC. Temperatura mínima no inverno de 4ºC. Precipitação anual de 220 mm. De origem aluvial. Franco-arenoso e calcário. Permeável, subsolo de cascalhos e pedras arredondadas. Inclinação de 1% leste-oeste.

    Elaboração: Seleção manual de cachos e grãos. Maceração a frio pré-fermentativa durante 48 horas. A fermentação é controlada a não mais de 26ºC. Maceração pelicular (cuvaison) durante 4 semanas. Envelhecimento em barricas novas de carvalho francês durante 14 meses e 10 meses em garrafas. Engarrafado sem filtração para conservar suas características aromáticas.

    Data da Indicação: 07/07/2006

    Comentarios: Vermelho-rubi intenso com reflexos violáceos. Nobres aromas de frutas vermelhas maduras e violetas, delicadamente emoldurados pelos aportes do carvalho. Muitas Camadas de frutas na boca, potente, harmônico, moderno e longamente persistente.

    Edson L. Hermann(enologo)

  • o

    Tipo: Tinto

    Origem: Mclaren Vale

    Características: Vinho de cor púrpura escuro, tem grande complexidade aromática, exibindo frutas maduras (framboesas), notas florais, toques minerais, alcaçuz, especiarias (pimenta negra) e alcatrão. Na boca impressiona pela maciez e concentração de sabores, e pelos taninos maduros, sedutores. Safra: 2005 Graduação Alcoólica: 14.5%.

    Elaboração: Amadurecido 15 meses nas barricas de carvalho. É um vinho muito bem elaborado, com altos padrões de qualidade e que, pouco a pouco, caíu nas graças dos consumidores do mundo todo, até dos mais exigentes, que só tomavam vinhos do “velho mundo”. A adega é muito jovem: tem cerca de oito anos de vida. Suas cubas, prensas e barricas são comandadas pelo enólogo Ben Glaetzer, que modela os seus rubros com uvas oriundas de McLaren Vale e Barossa Valley, duas regiões de ponta da terra dos cangurus. O vinho é produzido em pequenas quantidades e têm alcançado altas pontuações em degustações internacionais. O GAM Shiraz possui 95 pontos no Robert Parker.

    Data da Indicação: 00/00/0000

    Comentarios:

  • o

    Tipo: Vinho Tinto Malbec

    Origem: Luján de Cuyo - Mendoza - Argentina.

    Características: Vinho de cor vermelho intenso brilhante - 100% Malbec - Safra 2003 - Vinhedos com idade de 90 anos. Alcool: 14.30% Acidez: 5.25 G/L Açúcar: 2.65 G/L

    Elaboração: Produtor: Família Cassone - 12 meses tempo em barrica - Condução do Vinhedo: Espaldeiro baixo - Altitude: 950m.

    Data da Indicação: 04/05/2007

    Comentarios: A excelente maturação e as uvas sadias deram a este vinho os intensos aromas de frutas vermelhas, como a cereja, ameixa e figo. Graças a seu passo pelo carvalho, o vinho acrescentou sabores de tabaco, chocolate e baunilha. Na boca seus taninos maduros e sabores frutais intensos permitem desfrutar um final prolongado e substancioso. É um vinho não filtrado o que destaca as qualidades. Recomenda-se decantá-lo antes de beber e servir a 17ºC.

    Nicolás Onofrillo(enofilo)

  • o

    Tipo: Tinto

    Origem: Chile - Vale do Bio Bio

    Características: 100% Pinot Noir Rubi brilhante, com tons violáceos. Os aromas lembram geléia de ameixa e cereja, juntamente com notas de baunilha e um leve toque defumado. Tem corpo médio, taninos extremamente macios e uma persistência deliciosa. Clima: Mediterrâneo sob úmido, com ventos turante todo o dia. Solo: pobre e arenoso Teor alcoólico: 13.5ºGL

    Elaboração: Os vinhedos estão localizados no Vale do Bio Bio, 500km ao sul de Santiago, a última fronteira vinícula do país. Essa é uma região fria e de pluviometria média (800 mm anuais). A irrigação ocorre por inundação, e as uvas foram colhidas a mão, em seu ponto ótimo de amadurecimento. Foi realizada uma maceração a frio, e logo em seguida a fermentação ocorreu em tanques de aço inox, em temperaturas não superiores a 22ºC. O envelhecimento foi realizado em barricas de carvalho francês, durante 9 meses.

    Data da Indicação: 00/00/0000

    Comentarios: " Este Augustinos, da linha mais nobre, é uma bela surpresa. Abre caminho para se prestar atenção à região de Bio Bio, a 500km ao sul de Santiago"

    Jorge Lucki - Jornal Valor Econômico(enologo)

  • o

    Tipo: Tinto

    Origem: La Consulta e Agrelo - Mendoza - Argentina

    Características: Elaborado 100% com uvas Malbec provenientes de dois distritos de Mendoza (Agrelo e La Consulta). Obteve 91 pontos da Wine Spectator (ficou entre os 100 melhores Vinhos do Mundo sendo o mais barato entre os 4 vinhos argentinos que figuram nesta lista) e 92 pontos na Wine Enthusiast.

    Elaboração: Seleção manual de grãos, maceração a frio durante 7 dias a temperatura de 8 Graus para sobressair os aromas frutados e, posterior fermentação alcoólica com leveduras especiais por 15 dias em tanques de aço inoxidável a temperatura entre 27 e 30 graus. Fermentação malolática em barricas francesas onde o vinho estagia por 16 meses. Após o estagio em madeira, o vinho passa mais 6 meses em garrafa. Teor alcoólico: 13% Temperatura de Serviço: 17 graus

    Data da Indicação: 02/02/2007

    Comentarios: Vinho de grande estrutura e corpo, onde sobressaem as texturas dos taninos firmes e refinados resultantes do estagio em barricas de carvalho francês. Na boca se complementa com alta complexidade de sabores frutados associados em toques de ameixa preta e chocolate. No aroma sua exuberância e potência dão as primeiras impressões de um vinho rico, complexo onde as notas de frutas como ameixa e especiarias se expandem. As uvas deste vinho provém de vinhedos com mais de 50 anos e uma produção inferior a 6 toneladas por hectare onde o vinho é elaborado a quatro mãos pelos enólogos Alberto Antonini e Héctor Durigutti.

    Avelino Zanetti Filho(enologo)

  • Tipo: Tinto

    Origem: Espanha / Rioja - Rioja Alta

    Características: Vinho cereja intenso com halos evoluídos com aroma elegante e complexos devido ao estágio em barricas: baunilha, frutas maduras e toques de torrefação. Na boca é encorpado, muito bem estruturado, potente, com taninos maduros e com um retro-olfato persistente.

    Elaboração: Estágio em barrica de carvalho americano entre 24 e 30 meses, seguido de 40 meses de descanso nas garrafas antes de ser comercializado.

    Data da Indicação: 00/00/0000

    Comentarios:

  • Tipo: Tinto

    Origem: Valle Santa Cruz - Colchágua

    Características: Originário de "La Fianca" no Vale Apalta, este vinho mostra a excelência destas encostas para a produção de tintos Premium. A densidade é muito baixa, 6 t/hectare. Cor Rubi intense, com um grande aroma floral (Viognier explica) com toques de tabaco e couro. Poderosos e encorpado na boca, com macios taninos maduros, resultantes de uma colheita tardia ao final de abril. Persistência longa e elegante. Um soberbo Syrah. Avaliação na Wine Spectator: 91 pontos (Na safra 2004, ja esgotada.

    Elaboração: Densidade baixa de 6 t/hectare. Criado em carvalho francês por um ano e filtrado apenas uma vez. Adição de 7% de Cabernet e 3% de Viognier (Uva aroática, também usada no Côte-Rôtie francês) na composição final. Duração estimada: 10 anos Temperatura de serviço: 17ºC

    Data da Indicação: 00/00/0000

    Comentarios: Quando todos esperavam que a chegada de produtos estrangeiros, ha vinte anos atrás, no Chile, Torres e Rotshchild, trouxesse um grande incremento de qualidade, foi uma casa totalmente chilena, Vina Montes quem primeiro fez um grande vinho, ao estilo dos melhores europeus, o Montes Alpha Cabernet Dauvignon. Posteriormente, Montes foi o pioneiro nos vales Apalta e Marchigue, ambos em Colchágua, a plantar em encostas, já que os vinhedos chilenos eram todos plantados no plano. E foi nestas encostas que foi plantada a Syrah. O experimento foi tão audacioso que todos taxavam a iniciativa de Montes como "uma loucura", já que o clima quente do Chile não favorece a Syrah. Nas encostas batidas pela brisa noturna do frio Pacífico, a Syrah resultou no que eu reputo seja o melhor vinho do Chile, que Aurélio Montes chamou de Folly, ironizando aos que atribuiam à iniciativa a um ato de loucura. Por acaso fui o primeiro brasileiro a provar o Folly, já que ele foi tirado da barrica no dia em que eu passava por lá. Além do Folly, um vinho Premium, produziu-se o Montes Alpha Syrah a partir de 1999, que considero o melhor da família Alpha. Cumpre advertir que tendo me iniciado no vinho tomando Côte-Rôtie nos meus solidários jantares na então monótona Vienne, cidade romana às margens do Rhône onde passei intermináveis semandas, de Syrahs me peçam tudo, menos para ser imparcial.

    Luiz Groff(enologo)

  • Tipo: Branco Seco

    Origem: Martinborough - Nova Zelândia

    Características: O Palliser Sauvignon Blanc é um típico Sauvignon Blanc da Nova Zelândia, com boa acidez, muito bom fim de boca e aromas de frutas tropicais.

    Elaboração: 100% Sauvignon Blanc. "Em nossos vinhedos de Martinborough nós vultivamos as videiras para conseguir uma densidade baixa da folhagem e uma fruta bem-exposta. Isto combinado a uma poda criteriosa produz os sabores característicos da fruta no vinho. Quando as uvas são consideradas em sua ótima maturidade elas são colhidas e processadas para reter a frutuosidade inerente desta varietal. A fermentação ocorre em tanques de aço inox a baixa temperatura (de 12º a 15º), durante 20 dias. Antes do engarrafamento é ligeiramente filtrado. "

    Data da Indicação: 00/00/0000

    Comentarios: Vibrante aromas de maracujá, florais, de ervas verdes e de um toque de frutas como pêssego, nectarina, damasco ... Ao paladar é explosivo com caracteres suculentos de fruta e textura e peso excelentes no meio de boca. A acidez refrescante dá a sensação de boca limpa, e os sabores são persistentes. É um Sauvignon encantadoramente expressivo, com belo equilíbrio e harmonia. Pronto para ser tomado. Harmonização com pratos: ostras, frutos do mar elaborado com azeite, queijos de cabra, saladas.

    Allan Johnson(enologo)

  • Tipo: Tinto - Safra 2002

    Origem: Luján de Cuyo - Mendoza - Argentina

    Características: Produtor: Hélène Garcin Graduação Alcoólica: 13,5% Cor: Rubi intenso Temperatura de Serviço: 17º/18ºC

    Elaboração: Uva: 60% Malbec e 40% Cabernet Sauvignon

    Data da Indicação: 01/02/2005

    Comentarios: Aroma: Extremamente fino e envolvente, apresenta muita fruta, especiarias Sabor: Estruturado, com bela harmônia e persistência Notas de Degustação: Vinhas de 1935, vinhedos orgânicos. 18 meses de maturação em barris de carvalho francês. Acompanha: Caça, grelhados, queijos fortes.

    Miguel Riella(enofilo)

  • Tipo: Pinot Noir 100%

    Origem: Valle de Casablanca - Chile

    Características: Cor rubi profundo com tonalidades de cor tijolo.Aroma de grande complexidade,predominando frutas vermelhas,cerejas e geléias,mesclados com notas de manteiga,baunilha,café e torradas. Na boca equilibrado e bom corpo devido aos taninos elegantes e com caráter, que lhe dão uma boa e suave estrutura, junto a uma longa persistência na boca. Recomenda-se beber a uma temperatura de 12-15ºC.

    Elaboração: A fermentação se realiza a temperatura controlada nos tanques especialmente desenhados para esta cepa fazendo o "pisoteamento" para melhorar o contacto da casca com o mosto para extrair a maior quantidade de cor e taninos, sem perder os aromas próprios desta variedade.

    Data da Indicação: 10/05/2006

    Comentarios: