A decisão de quando colher as uvas é uma grande agonia para o vinheteiro. A medida que as uvas amadurecem, o nível de acidez diminui, enquanto o açúcar, a cor e os taninos aumentam. A acidez necessária a um vinho deve ser equilibrada com o desejo de doçura adquirido com o envelhecimento. O vinho tinto se beneficia de uvas mais amadurecidas, mas uma colheita tardia aumenta o risco de danos causados pelo apodrecimento, granizo e a geada do outono.
A colheita à mão é lenta, consome mão-de-obra, mas permite a escolha das melhores uvas.
Ressecando as uvasO processo de se ressecar as uvas reduz seu conteúdo de água, concentrando assim a sua doçura de maneira semelhante à podridão nobre. Historicamente, as uvas eram ressequidas porque tornavam os seus vinhos mais alcoólicos, e assim mais estáveis e de vida mais longa.
Como se faz o Vinho BrancoO vinho branco é feito de uvas brancas, apesar de uvas pretas poderem ser usadas se não forem esmagadas, e sim, imediatamente prensadas. Logo esse processo seja concluído, a fermentação começa. Este processo é mais longo comparado ao tinto, mas a temperatura exata e sua duração variam dependendo do estilo de vinho.
Veja como é o processo passo-a-passo:1- As uvas devem ser transportadas do vinhedo para a vinícola com cuidado e o mais rápido possível após a colheita, para assegurar a sua chegada em condições ideais.
2 - Antes das uvas serem levemente espremidas para a extração do sumo, e de entrarem em contato com o levedo na casca da uva, os talos e as sementes são retirados.
3 - A uva espremida pode ser bombeada para dentro de um tanque chamado Vinimatic para ser macerada - com a casca - por 12 a 48 horas para a extração dos sabores e aromas da casca.
4 - Só o sumo que escorre livremente da primeira expremida é fresco e frutado o bastante para ser usado para o vinho branco. Este sumo já poderá então ser filtrado.
5 - A fermentação é feita em tinas de aço inoxidável ou em barris de carvalho. A maioria dos vinhos brancos são filtrados e engarrafados diretamente para manter o vinho fresco.
© Sociedade dos Amigos do Vinho do Graciosa Country Club.
Developed by Evandro Cortiano